Independentemente do modelo, marca ou ano do veículo, a necessidade de se realizar manutenções no seu sistema de freio é algo importantíssimo para toda vida útil do seu veículo. Isso porque, assim como em outros sistemas, existem componentes nos freios que se desgastam naturalmente, à medida que o veículo é usado no dia a dia.
O que é a lona de freio e como ela funciona?
Antes de falarmos sobre a troca de lona de freio, é muito importante que você compreenda, de fato, o que é esse componente e como ele funciona. Assim, de forma simplificada, a lona de freio nada mais é do que o componente responsável por gerar o atrito necessário para realizar a frenagem em sistemas de freio a tambor.
A lona de freio é fabricada a partir de compostos variados, de alta resistência e elevado coeficiente de atrito.
Atuando em conjunto com as sapatas e o tambor de freio, a lona promove a frenagem ao entrar em contato com a superfície do tambor. Por isso, é uma peça que precisa resistir a temperaturas de trabalho bastante elevadas.
Quando é necessário trocar a lona de freio? Por se tratar de um componente que funciona por meio do contato físico, gerando atrito, a lona sofre um processo de desgaste natural, à medida que os freios são acionados.
Nos veículos de passeio, esse processo de desgaste costuma ser mais lento. No entanto, em veículos de carga, que também utilizam freios a tambor, o desgaste da lona pode ser bastante acentuado, exigindo trocas ainda mais frequentes do componente.
Assim, o intervalo de troca de lona de freio pode variar, a depender de características como o tipo de veículo, seu peso e a forma como é utilizado no dia a dia.
Nesse sentido, por exemplo, quando um carro roda muito em grandes centros urbanos, enfrentando engarrafamentos e paradas constantes, é natural que o freio seja acionado a todo momento, acelerando o desgaste das peças. Por outro lado, um veículo de passeio que roda mais em rodovias, a maior parte do tempo em velocidade constante, as lonas de freio tendem a apresentar uma vida útil mais prolongada, reduzindo a necessidade de substituição.
Vale lembrar que uma lona não está sujeita apenas ao desgaste pelo uso. Por trabalhar em altas temperaturas, a peça também pode sofrer trincas e rupturas.
Quais conselhos damos aos nossos clientes?
Para isso, algumas boas práticas indicamos aos nossos clientes, como: evitar frenagens bruscas sem necessidade; utilizar corretamente o freio motor; respeitar os prazos das revisões periódicas; realizar as manutenções em estabelecimentos confiáveis e especializados; exigir sempre produtos de qualidade na hora de reparos e substituições.
Por que é importante usar materiais de qualidade? Como destacado, as lonas de freio trabalham sobre um grande estresse, sofrendo atrito sempre que os freios são acionados. Por essa razão, o desgaste é o principal ponto a se avaliar no momento da manutenção e, principalmente, no momento da escolha da peça que será utilizada no veículo.